Governo de Goiás inova na prevenção à violência nas escolas

A violência nas escolas, que tem feito a sociedade brasileira sofrer terrivelmente com a perda de alunos, professores e profissionais da educação vai ter ações preventivas nas Escolas do Futuro de Goiás. Será lançado nesta segunda-feira, às 8h30m, o programa Levemente, que contará com presença da professora da Universidade de Harvard, que desenvolveu metodologia inovadora sobre o problema.
O programa Levemente, entre outros objetivos, visa a capacitação dos profissionais das Escolas do Futuro de Goiás para adaptar ao ensino-aprendizagem metodologias apropriadas a serem desenvolvidas com os alunos, pais e comunidade que alcancem todos os fatores geradore da violência nas escolas.
Entre as metodologias utilizadas no Levemente está a Pre-Texts, desenvolvida pela professora da Universidade de Harvard, Doris Sommer, que estará presente no lançamento. Ela já aplicou o projeto, que promove o desenvolvimento socioemocional por meio das artes e humanidades, com estudantes das escolas públicas de Boston, no estado de Massachusetts (EUA).
O método utiliza arte e literatura para o fortalecimento socioemocional, contenção de impulsos e transformação dos processos de violência e agressividade. As unidades de Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi) e Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek) serão as primeiras a receber o programa Levemente, que depois será implementado nas demais Escolas do Futuro.
O programa é uma iniciativa do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett-UFG), responsável pela gestão das EFGs em convênio com a Secti. A UFG, por meio do Cett, coloca à disposição professores e profissionais da instituição, altamente qualificados, a serviço dessa proposta inovadora que reúne concepções teóricas, metodologias e práticas exitosas comprovadas, observando o contexto brasileiro e a realidade do Estado de Goiás.