Visto brasileiro para viajantes de três países será cobrado em 2024

Moradores dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que queiram visitar o Brasil devem apresentar visto de viagem, a partir de 10 de janeiro do ano que vem.
A partir do dia 10 de janeiro de 2024, estrangeiros que moram na Austrália, no Canadá ou nos Estados Unidos e queiram visitar o Brasil, terão que apresentar o visto de viagem. Antes, a cobrança do visto começaria a partir do dia 1º de outubro deste ano.
O motivo desse adiamento, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, é que será necessário realizar ajustes no processo licitatório para a contratação de empresa que vai oferecer serviço de vistos eletrônicos na Austrália, no Canadá e nos Estados Unidos.
Essa demanda surgiu depois que o Brasil anunciou, em agosto, um acordo com o Japão, que haveria isenção recíproca da necessidade de visto de visita para estadas de curta duração, que são aquelas de até 90 dias.
O Itamaraty comunica ainda que o governo está pronto para negociar, com os três países mencionados, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Raquel Mariano