Dia do Cliente, a oportunidade de fortalecer vínculos e vender mais

Festeja-se nesta sexta-feira, 15, o dia do cliente, que tem se tornado em grande oportunidade para estreitar os relacionamentos entre o comércio e sua clientela. Em 2022, por exemplo, o comércio varejista faturou R$ 5,8 bilhões no Dia do Cliente. Em que pese ainda não ser bem explorada e até mesmo desconhecida para boa parte do comércio, a data surge com força de superar aquelas que estão se apagando com o passar do tempo como Dia dos Namorados, Dia dos Pais etc.

Segundo os marqueteiros e economistas quem souber aproveitar vai lucrar muito com o aumento nas vendas. Esta sexta-feira, 15 de setembro, promete ser uma edição memorável para as empresas que já estão explorando a oportunidade de se confraternizar com seus clientes, entre elas grandes empreendedores como Casas Bahia, mas, os pequenos negócios também já descobriram o novo nicho.
Os especialistas sugerem que os microempreendedores façam promoções criativas para atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano. Também é grande a oportunidade de criar campanhas e valorizar seus clientes.
O Dia do Cliente foi criado no ano de 2003 pelo gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing, e já foi aprovado em 14 estados e em mais de 160 cidades brasileiras.
Segundo o idealizador, a ideia é ter um dia exclusivo para homenagear o cliente, que é a razão da existência de todos os negócios. Além disso, a data foi posicionada estrategicamente no intervalo entre outras datas comerciais (Dia dos Pais e Dia das Crianças), para ampliar as oportunidades de negócios em setembro — um mês sem grandes emoções para o varejo.
Mas, qual a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?
Ambas as datas são importantes para o calendário comercial, já que são oportunidades para a divulgação de eventos promocionais.
O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente no dia 15 de março desde 1962, quando o então presidente americano J.K. Kennedy aprovou a criação de um evento para a discussão dos direitos dos compradores.
Assim, o Dia do Consumidor foi originalmente criado para ser uma data de conscientização, enquanto o Dia do Cliente sempre teve uma finalidade promocional.

Como tirar proveito

O ideal é que todo ano você a empresa, com antecedência, planeje ações para cada data comemorativa para não perder nenhuma oportunidade de vender mais. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal são datas que os próprios consumidores ficam a esperar pelas promoções, mas, quem tem algo para vender precisa pensar antes, tentar ser diferente e não mais um no universo comercial. Os Black Friday também são bem explorados e quando bem planejados dão resultados. O Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março, logo após as vacas magras de janeiro e fevereiro, não tem sido bem explorado, talvez por estar muito próximo dos excessivos gastos da sociedade com as festas de fim de ano, com férias, carnaval, retorno às aulas, etc, mas, é a oportunidade de iniciar uma recuperação em vendas.

Mas o Dia do Cliente é melhor ainda porque não é focado em um público específico, afinal, todo mundo é cliente.
Então, você pode fazer uma promoção mais abrangente e aproveitar o tema para valorizar as pessoas que compram de você.
O importante é se preparar para aproveitar a data e planejar bem o que você vai fazer para alavancar suas vendas. Tudo depende do tipo de negócio, mas, até os prestadores de serviços devem aproveitar a data para reforçar seus laços de relacionamento com os clientes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.