Respeito à imprensa é exigência constitucional
O Brasil possui atualmente cerca de 85 profissões regulamentadas e dentre elas a imprensa é a mais citada pela Constituição Federal. Os constituintes se preocuparam em garantir a livre manifestação do pensamento, respeitando todo e qualquer cidadão, inclusive, lhe garantindo o direito de resposta, mas, acima de tudo a liberdade para o exercício da profissão é badalada em diversas citações constituições. O Artigo 220 em seu parágrafo 1 é bem explícito no que tange a tentar impedir o trabalho de um profissional da mídia, criando embaraços de qualquer natureza: “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV”. Se nenhum dos homens, nem os constituintes eleitos pelo povo, pode criar leis embaraçosas é perfeitamente compreensível que nenhum humano possa, também, usar a força física ou gestos que indiquem a intenção de usá-la, com palavrões, xingamentos e gritos ameaçadores expulsar um profissional da imprensa de algum recinto onde esteja exercendo o seu trabalho com o respeito que a lei exige.
O comportamento do diretor de Esportes do município de Abadia durante o jogo Guapó x Abadia, popularmente conhecido como Baby, afrontou todos os direitos constituições da imprensa. O profissional, Irineu Rodrigues, agredido verbalmente, e que, acredita-se, só não o foi fisicamente por ter se retirado do local, apenas havia feito uma pergunta a um outro jogador. A asperidade da resposta do atleta pode até ser compreensível pelo momento vivido pelo time naquele instante em que pese ter cobrado conhecimentos do profissional que está na cidade a apenas 30 dias. Nenhuma pergunta foi feita ao sr. diretor de esportes, que, em que pese as emoções que poderia estar vivendo como atleta jamais poderia desonrar a função pública que exerce.
Há de se esclarecer que o incidente não mudará em nada a determinação da direção da Rádio Sol, assim como do profissional, de hipotecar total e irrestrito apoio a todos os segmentos esportivos de Abadia, e manifestamos nossa confiança de que contaremos com o devido respeito constitucional à imprensa.