Abadia de Goiás: mulheres que se cuidam

Em Abadia de Goiás o Outubro Rosa se transformou em projeto permanente pela saúde da mulher. Abadia de Goiás: Mulheres que Se Cuidam visa estender o trabalho de conscientização da mulher quanto aos cuidados necessários na prevenção de doenças como o câncer além do período de campanha. Projeto da Secretaria Municipal de Saúde foi aprovado pelo Prefeito Vander Saraiva conforme anunciado pelo secretário Pedro Ludovico em entrevista à Rádio Sol na quarta-feira, dia 25. Também participou da entrevista a coordenadora do Projeto Abadia de Goiás: Mulheres que Se Cuidam, Célia Machado.
A coordenação do projeto e o secretário estão mobilizando as mulheres no sentido de conscientizá-las a fazer os exames preventivos. Durante a entrevista o secretário observou que se “sairmos do estúdio e perguntamos à primeira mulher que encontrarmos na rua se ela já fez a mamografia creio que responderá não. E nós precisamos fazer com que todas as mulheres de Abadia estejam protegidas”, disse o secretário, enaltecendo o esforço do Prefeito Vander Saraiva em apoiar a iniciativa. “Fomos o primeiro município a celebrar convênio com um hospital do câncer, inclusive, Abadia de Goiás foi aplaudida pelo Hospital do Câncer HCG Francisco Camargo”.
Entre várias ações que estão sendo realizadas na cidade, nesta sexta-feira, dia 27, haverá uma blitz educativa na Praça principal da cidade a partir das 16h quando os servidores da secretaria da Saúde estarão mobilizados e conversando com as mulheres no sentido de orientá-las.
De acordo com o que disseram o secretário e a coordenadora do projeto, todas as mulheres com idade acima de 25 anos deverão fazer o exame conhecido como papa nicolau, o preventivo colo uterino, e as com mais 40 anos precisam da mamografia. O atendimento ocorre diariamente das 7h às 17h em todas as unidades de saúde, sem necessidade de agendamento. O exame preventivo é feito na hora, as mulheres que precisarem da tomografia receberão o encaminhamento.