Goianos estreiam na Copinha dia 3

Realizada desde 1969 para festejar o aniversário da cidade de São Paulo, a 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, será de 2 a 25 de janeiro, com participoação de 128 times.
A Copinha, como ficou conhecida, terá os participantes divididos em 32 grupos de quatro times. Os quatro times dentro de um grupo se enfrentam e os dois melhores seguem para a próxima fase, quando terá início o mata-mata até a final da competição.
Em 2021 a competição foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, para segurança dos atletas e demais profissionais. A FPF (Federação Paulista de Futebol) retomou a competição em 2022, permitindo que atletas nascidos em 2001 pudessem participar.
Regulamento
A Copinha 2024 terá início no dia 2 de janeiro e a final ocorre no dia 25 de janeiro, data historicamente selecionada para o fim do torneio, pois é também o dia do aniversário da cidade de São Paulo.
Na segunda fase, ocorrem jogos eliminatórios únicos de acordo com o chaveamento estabelecido pela FPF. Caso as partidas da segunda fase terminem empatadas, o jogo irá para os pênaltis. Podem participar da competição atletas nascidos entre 2003 e 2008, ou seja, entre 15 e 20 anos.
Campanhas dos goianos
Em 2013, o Goiás foi a São Paulo para realizar o melhor campeonato de sua história. Na primeira fase, os Verdinhos tiveram o Leme, município paulista como sede. No Grupo L, jogando no Estádio Bruno Lazzarini, o Goiás passou com 100% de aproveitamento. Venceu Guarani (SP), Lemense (SP) e Guarany (SE).
Classificado, na segunda fase o Goiás enfrentou o Vasco (RJ) e aplicou uma goleada de 5 a 1. Nas oitavas de final, o adversário foi o Mogi Mirim (SP), por quem o Goiás venceu de 2 a 0.
A partir das quartas de final, o Goiás viveu jogos eletrizantes e mostrou muita raça e talento. Nesta fase o adversário foi o São Paulo. O Goiás abriu o placar, com um belíssimo gol de Clayton Sales, mas o São Paulo virou a partida. No último minuto do acréscimo do segundo tempo, Mário Sérgio empatou para o Goiás. Nos pênaltis, Goiás 5 x 3 São Paulo.
Na semifinal, mais um jogo para cardíaco, como costumam dizer. O adversário da vez, Bahia, abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, mas Erik empatou para o Goiás no finalzinho da primeira etapa. Mais uma vez, a decisão foi para os pênaltis. Chamado de muralha goiana pelos narradores, o goleiro Paulinho defendeu duas penalidades e contou com o travessão na terceira. O Goiás venceu por 3 a 0.
A grande final, no Estádio Pacaembu, aconteceu no dia 25 de janeiro, onde o Goiás enfrentou o Santos. A partida terminou em 3 a 1 para a equipe paulista e o Goiás ficou com a prata no torneio. Além disso, um dos artilheiros da competição foi o atacante Erik, com oito gols marcados.
Atlético]
Nas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 e 2022, o Atlético-GO chegou à 3ª fase do torneio, mas acabou eliminado por adversários paulistas – pelo Botafogo-SP (2020) e Palmeiras (2022).
Vila Nova
A melhor participação do Vila Nova foi na 36ª edição quando chegou às quartas-de-finais, mas foi superado nos penaltes pelo Corinthians, que acabou por se sagrar campeão.
Trindade
A equipe de Trindade chegou à segunda fase em 2017 e 2018 e em 2019 ficou entre os oito melhores.