Morre Attilio Turchetti, mas, seus sonhos de revolucionar a indústria permanecem vivos com a MECAT

Morreu ontem em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, o diretor presidente da MECAT, Attilio Turchetti. O velório será amanhã (quarta-feira, dia 7), a partir das 12h no salão paroquial da Igreja Mariz de Abadia Goiás.  Haverá celebração às 15h30m com encerramento às 18h. O corpo será cremado no Complexo Vale do Cerrado, em Goiânia.

Natural da Itália, Attilio tinha 90 anos. Desembarcou no Brasil com o desejo de colocar em prática sua paixão pela inovação e transformação industrial. Em São Paulo conheceu Eliana Turchetti, com quem se casou. Sempre dotado de muita visão, percebeu o futuro do Centro Oeste e Abadia de Goiás tornou-se a melhor opção para iniciar a materialização de seus sonhos de revolucionar a indústria brasileira. Aqui, há 40 anos, fundou a MECAT, que, graças a sua dedicação e experiência, se tornou uma multinacional especializada em desenvolvimento de tecnologias inovadoras, hoje presente em 10 países.

A MECAT se dedica a filtrações industriais, desenvolvendo tecnologias para as áreas do Biogás, Etanol de Milho, E2G e MDF.  Percebendo que a agroindústria é uma das mais expostas aos riscos hídricos, fazendo com que a gestão de água se torne uma das principais tendências, depois de cinco anos de estudos a empresa lançou a tecnologia Kompactor MECAT, que recupera atualmente 850 mil litros de água por hora juntamente com grandes grupos industriais do país. Turchetti também foi o inventor do Turbo Filtro.

Destaca-se também a tencologia desenvolvida para recuperação de matéria orgânica para aumento da produção de Biogás.

A MECAT Filtraçoes Industriais foi fundada em 1983. Em 1995 Attilio fundou a MECAT Service em Bebedouro, São Paulo, e em 1988, sua tecnologia começou a ganhar o mundo com a MECAT  USA, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. Em 2021 foi fundada a MECAT Thailand em Bangkok, na Tailândia; em 2021 a filial da MECAT Service em Araraquara, São Paulo.

Em meios a tantos sonhos industriais, Turchetti foi um ser humano admirável, de um coração enorme, cativante, e a empresa acabou por desenvolver também a vocação social. Em 2009, fundou a Escolinha de Futebol Infantojuvenil MECAT em Abadia de Goiás.

Mais tarde veio a tradicional Cavalgada Solidária MECAT que teve início e 2012.

Attílio era casado como Eliana Turchetti há 28 anos, com quem teve o filho único Marco Aurélio da Silva Turchetti, inclusive, cuja paixão por cavalos inspirou a empresa de criar a Cavalgada Solidária de Abadia de Goiás.

Por causa da idade avançada e de problemas de saúde, Attillio cuidou de organizar a sucessão técnica, operacional e de gestão MECAT, que há três anos é gerida pela esposa Eliana e uma equipe escolhida por ele, a qual coube a missão não só de manter o legado, mas, perpetuá-lo mundo afora conforme os sonhos de Attílio, hoje de todo o time MECAT. Prova disso, é que muitas outras tecnologias estão em fase de testes nos laboratórios da empresa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.