Vacinação contra dengue começa hoje em Abadia e mais 50 cidades

Começa nesta quinta-feira (15) a vacinação contra a dengue em Abadia de Goiás e mais 50 cidades do Estado. Pais e responsáveis já podem procurar os postos de saúde para vacinar crianças de 10 e 11 anos.
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualizados a tarde desta quarta-feira (14), o estado tem mais de 15 mil casos confirmados de dengue e quase 40 mil suspeitos. Além disso, Goiás já registrou seis mortes pela doença este ano.Para tentar frear o avanço da doença, Goiás já recebeu mais de 100 mil doses da vacina.
A vacina contra a dengue, Qdenga (TAK-003), foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a SES-GO, o imunizante será aplicado em duas doses com um intervalo de três meses entre elas.
Para serem vacinadas, as crianças de 10 e 11 anos precisam:
apresentar documentos pessoais;
levar o cartão de vacinação;
estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.
Sintomas
No combate à dengue, uma ameaça silenciosa acendeu o alerta. De acordo com especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 50% dos casos são assintomáticos, ou seja, a doença não se manifesta com sintomas perceptíveis. E o número de casos não para de subir. O boletim mais recente do Ministério da Saúde revela que o DF tem 64,4 mil casos e 13 mortes. O informativo da Secretaria de Saúde da capital será divulgado amanhã.
A infecção assintomática pelo Aedes aegypti representa um desafio para a identificação e controle da propagação da dengue, segundo a médica infectologista Ana Carolina D’Ettorres, da Fiocruz. “Esse dado é importante porque mostra que a circulação viral é maior do que a identificada pelos casos sintomáticos da dengue. Quando quase 50% das pessoas não têm sintomas, a circulação viral pode ser até o dobro do que imaginamos”, alertou a infectologista.
Os pacientes assintomáticos geram preocupação nos especialistas porque, se forem picados pelo Aedes aegypti, o mosquito se contamina e, dentro de sete dias, torna-se capaz de transmitir a doença para outras pessoas. Ocorre, então, uma transmissão silenciosa que acelera a propagação da doença.
Lista das cidades que vão começar vacinação nesta quinta-feira (15)
Abadia de Goiás
Anicuns
Araçu
Avelinópolis
Brazabrantes
Campestre de Goiás
Caturaí
Damolândia
Goiânia
Goianira
Guapó
Inhumas
Itaguari
Itauçu
Jesúpolis
Nazário
Nerópolis
Nova Veneza
Ouro Verde de Goiás
Petrolina de Goiás
Santa Bárbara de Goiás
Santa Rosa de Goiás
Santo Antônio de Goiás
São Francisco de Goiás
Taquaral de Goiás
Trindade
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Caldazinha
Cezarina
Cristianópolis
Cromínia
Edealina
Edéia
Hidrolândia
Indiara
Jandaia
Leopoldo de Bulhões
Mairipotaba
Orizona
Piracanjuba
Pontalina
Professor Jamil
São Miguel do Passa Quatro
Senador Canedo
Silvânia
Varjão
Vianópolis
Vicentinópolis