28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia

Nota à imprensa:

A organização da 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia vem esclarecer que este evento foi organizado por meio de um coletivo de movimentos sociais e não temos nenhuma ligação com o show promovido na Praça Cívica pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A Parada LGBTQIAPN+ teve início ao meio-dia, com sua concentração, seguida por uma marcha pelas avenidas do centro, e encerrou às 18h, sem registrar nenhum incidente.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou outro evento que compunha a agenda do “Circuito Goiânia de Todas as Cores”, com um palco dentro da Praça Cívica, no mesmo dia em que ocorria a 28º Parada LGBTQIAPN+. Esse evento, que aconteceu depois do encerramento da Parada às 18h, é de total responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura.

O tema da 28ª Parada foi “Transfobia Mata: Acolher, Proteger e Respeitar”, entretanto, a organização presenciou servidores da Prefeitura, juntamente com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), violando direitos humanos da comunidade LGBTQIAPN+ e agredindo verbalmente as pessoas.

A coordenação da Parada LGBTQIAPN+ repudia todas essas ações de violência cometidas, especialmente contra a jovens trans, que foi arrastada pelos cabelos pela GCM, e tantos outros que sofreram violências físicas e psicológicas por parte de gestores municipais.

Repudiamos também todo o assédio, violência e truculência aos quais os artistas foram submetidos durante a realização do evento da SECULT e ressaltamos que, enquanto coordenação da Parada, não tivemos nenhum tipo de interferência junto à organização do Show.

Informamos também que o roubo e o esfaqueamento divulgados pela imprensa ocorreram no Show da Prefeitura “Goiânia de Todas as Cores”, não na 28ª Parada LGBTQIAPN+, como foi noticiado.

Reforçamos a todas as pessoas que, porventura, tenham sofrido alguma violência, que não deixem de denunciar. A coordenação da Parada se coloca à disposição para ajudar e colaborar junto aos órgãos competentes. Entre em contato pelo Instagram: @paradaLGBTQIAPN.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.