Inmet alerta para a formação de novo ciclone extratropical no Sul

Além da ventania, o ciclone também trará baixas temperaturas para áreas da Região Sul e Sudeste entre os dias 19 e 20.

Um novo ciclone extratropical poderá se formar entre esta sexta e sábado na costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, segundo dados do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Os modelos numéricos também indicam que o ciclone extratropical deverá permanecer por maior tempo na faixa litorânea entre a Argentina e o Uruguai, nos dias 19 e 20 de agosto. Este ciclone poderá provocar fortes rajadas de vento na costa dos dois países.

No Brasil, as rajadas mais intensas, em torno de 80,0 km/h, ficarão concentradas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul.

A frente fria, associada a este ciclone extratropical, provocará chuvas intensas, acompanhada de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80,0 km/h, em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no restante do Rio Grande do Sul .

No sábado (19), esta frente fria irá passar por São Paulo, sul e sudeste de Minas Gerais, além do sul e centro do Rio de janeiro, provocando fortes pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento, principalmente, na faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nesses estados, os fortes ventos devem ficar em torno de 70,0 km/h. Ainda há modelos que mostram que a ventania ainda pode chegar ao litoral sul do Espírito Santo, mas com menor intensidade.

A Marinha do Brasil também alertou para possibilidade de formação de ventos de até 74 Km/h ou 40 nós, na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Além disso, pode haver a formação de nevoeiros entre Santa Catarina e São Paulo causados pela presença de ventos úmidos e baixas temperaturas da superfície do mar. Essas condições podem durar até a noite de sábado.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.