Ministério da Gestão prevê concurso unificado para 7,8 mil vagas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) pretende realizar um concurso nacional unificado para preencher cerca de 8 mil vagas, já autorizadas neste ano pela pasta, em 100 órgãos do Executivo federal.
De acordo com técnicos do MGI, até meados de setembro, deverá ser divulgado o ato oficial que vai definir a estrutura de governança do concurso federal unificado. A adesão dos órgãos à proposta será voluntária, e a expectativa é que o edital seja publicado até dezembro deste ano. A data prevista para o exame é 25 de fevereiro de 2024.
Os concursos serão divididos por regiões, sendo que a Nordeste deverá conter o maior número de cidades em que serão realizadas as provas (50), seguido por Sudeste (49), Norte (39), Sul (23) e Centro-Oeste (18).
Ao todo, serão 7.826 vagas distribuídas em oito blocos temáticos: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública; e nível intermediário.
A expectativa é de que os resultados sejam divulgados até o fim de abril e os cursos de formação dos aprovados comecem entre junho e julho do ano que vem.