Governo determina traslado de goianos vítimas de queda de avião no Amazonas

O governador Ronaldo Caiado determinou que o Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg) faça o traslado dos cinco goianos vítimas da queda de avião no Amazonas, em Barcelos. O estado conseguiu autorização especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a aeronave faça o resgate. A aeronave já está na capital amazonense.
Caiado também entrou em contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima, que intensificou o apoio técnico para o transporte dos corpos até Manaus. Como o local do acidente não possui estrutura para receber os corpos e preparar para o traslado, o governador amazonense assegurou a Caiado o envio de equipe de médicos legistas para acelerar o processo.
O acidente deixou 14 mortos na tarde deste sábado, sendo cinco moradores de Goiás, em Uruaçu, Niquelândia e Anápolis: Witter da Herbicampo, Marcos de Castro Zica, Fábio Ribeiro, Gilcrésio Salvador Medeiros (que era dono da Pousada Serra da Mesa, em Niquelândia) e Fábio Campos Assis. A relação de vítimas inclui 12 passageiros e dois tripulantes.
O avião saiu de Manaus com destino a Barcelos. Durante o pouso, chovia bastante. O piloto teria “errado o traçado da pista”, segundo o governador Wilson Lima, e batido em alguma estrutura do aeroporto.
— Ele deve ter tocado o solo numa parte mais barrenta, e não havia as condições necessárias. Em tese, foi um pouso frustrado — afirmou.
Investigação
“Acidentes não têm uma causa única, e todos os fatores serão analisados. Em breve, um relatório será divulgado”, declarou o comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, durante coletiva de imprensa. O governo do Amazonas montou um gabinete de crise para lidar com o acidente. Uma equipe da Defesa Civil se deslocou até Barcelos.
A aeronave é um bimotor turboélice do modelo EMB-110 “Bandeirante”, da Embraer, e tinha capacidade para 18 passageiros. Segundo o registro da Agência Nacional de Avição (Anac), tinha operação permitida para táxi aéreo. O aeroporto local não permite pousos e decolagens depois do pôr do sol.
Segundo a Anac, a situação de aeronavegabilidade era considerada normal.
A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. Conforme o governo do Estado, o aeroporto de Barcelos está em boas condições e regularizado para voos de pequeno porte.
Em vídeos publicados por amigos e grupos de pescaria nas redes sociais, pescadores aparecem embarcando no avião e, em seguida, dentro da aeronave. O clima parece amistoso e eles brincam que a o avião parece “uma lata de sardinha” pelo tamanho compacto.