Verão chega ameaçando nossa pele

Começa nesta sexta-feira (22/12) o verão, que foi antecedido por ondas de calor e chega prometendo temperaturas recordes. A previsão de um verão bem mais quente indica possibilidades acima da média para surgimento de casos de câncer de pele. A propósito neste mês celebra-se o Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer de pele.

É preciso tomar muito cuidade. Os oncologistas alertam que aquele Sol que nos deixa vermelho é o Sol que realmente faz mal e aumenta o risco de câncer de pele para melanoma. Por causa do calor, ficamos muito em casa, e quando saímos em busca de alívio, numa piscina, num lago, ou similares, nos expomos excessivamente ao Sol e abrimos todas as portas para o câncer de pele. É extamente por isso que os especialistas apontam que o risco de contrair câncer de pele nesse período do ano chega a ser 10 vezes maior.
Vale lembrar que são esperados entre 2023 a 2025 20 mil novos casos de câncer de pele. Pelo menos é o que tevela estudo publico pelo Instituto Nacional de Câncer – Inca.

O câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a
pele e pode ser subdividido em diferentes tipos: Carcinoma Basocelular – comum em membros do corpo mais alcançados pelo Sol como rosto, ombros etc; Carcinoma Espinocelular – pode se desenvolver em todas as partes do corpo; Melanoma – tem o mais alto índice de mortalidade.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.